Sobre mim…

Nasci em Paris, no ano de 1982. Vim viver para Portugal com 1 ano de idade e deste então que fiz a minha vida na pequena aldeia de Colares em Sintra. Fiz todo o meu ensino na região até ingressar, mais tarde no curso que me orientou profissionalmente.

Em 2002 comecei o curso de Naturologia na EAN (Estudos Avançados de Naturologia), na altura em Sete rios, Lisboa. Inicialmente era um curso geral, e nos primeiros dois anos do mesmo foram-me ensinadas diversas áreas da Naturologia, como a Homeopatia, Osteopatia, Massagem terapêutica e diferentes áreas da Medicina Chinesa pela qual me apaixonei. Foi por isso que logo no segundo ano decidi especializar-me em Acupunctura área que me era de maior interesse.

Foi também nessa altura, ainda em 2003, que iniciei um estágio em acupunctura que muito me marcou. Foi um ano decisivo. Foi ainda no ano de 2003 que iniciei um estágio no Bairro do fim do mundo na Galiza, o qual havia de colaborar após o término da minha formação. Ainda no decurso da minha formação de base fiz uma formação de Analgesia acupunctural como o grandíssimo médico Dr. Victor Pagola, em 2005.

No ano final, aventurei-me pela China para fazer um estágio clínico na cidade de Hangzhou, que duraria 2 meses. Neste estágio tive a oportunidade de contactar com diversos professores em diferentes hospitais. Pude assistir de perto a diversas abordagens da acupunctura e aprendi desde logo a riqueza que a acupunctura oferece quer aos profissionais (com as suas infinitas soluções) como para os pacientes (capacidade de se adaptar às limitações do paciente)

Terminei então o curso tendo logo depois iniciado o curso livre de língua e cultura chinesas no ICSP (Instituto de Ciências Sociais e Políticas), que por razões profissionais não consegui concluir.

Em 2007 voltei a repetir o seminário de analgesia acupunctural com o Dr. Victor Pagola, e dei início a uma especialização de Acupunctura que viria a terminar no ano de 2008. Neste curso tive a oportunidade de aprender com o já falecido Alfredo Embid que deixou uma rica obra no âmbito da investigação e que ainda hoje a podemos consultar. Tive também o previlégio de aprender com o Dr. Yves Requena, autor de muitos livros de referência na área da Medicina Chinesa e com o professor Pedro Barreno.

Em 2010 decidi avançar para a minha outra paixão na Medicina Chinesa, o Qi Gong. Fiz por isso uma formação para monitores de Qi Gong. Mais tarde tive também o previlégio de estudar Tai ji.

A partir desse momento decidi parar com as formações académicas e continuar o meu enriquecimento com a prática clínica.

Em 2012 fiz uma outra viagem à China, desta vez com o propósito de visitar o Mestre Daoista Huang Shi Zhen, em Xi’an. Foi a oportunidade de conhecer de perto o universo espiritual Daoista, uma das bases culturais da China.

Foi apenas em 2015 que recomecei as formações por desafio de uma colega. Tive a sorte de aprender ainda com o já falecido Mestre Tan Wu Bian, que criou uma forma de trabalho clínico único e que me revolucionou nos mais diversos aspectos. Nesse mesmo ano foi-me dado a conhecer um novo método de Acupunctura a YNSA (Yamamoto New Scalp Acupuncture), através Dr. e investigador David Bomzom assim como o Avi Amir. Ainda no mesmo ano foi-me também introduzido um estilo que se complementa bem com os do Mestre Tan, a acupunctura Tung com o Dr. Palden Carson.

Em 2016 continuei a formação do Mestre Tan, mas já com os seus discípulos. Iniciei também uma formação sobre a teoria de meridianos em Acupunctura com o Prof Shaun Goodman. Foi ainda neste ano que tive o prazer de estagiar em Haifa, Israel com o Investigador David Bomzom e com o Dr. Avi Amir treinando o método YNSA.

2017 foi o ano de conclusão da grande formação do método desenvolvido pelo Mestre Tan, bem como a continuação de outros estudos de acupunctura. Neste ano iniciei diversas parcerias no área da saúde.

No decorrer destes anos, tive a honra de dar aulas de acupunctura, colaborando numa Pós-graduação que decorreu no ISLA assim como na ESTAL. Dei e aulas de Qi gong em diversos locais, continuando ainda nos dias de hoje