O exercício é indispensável para a nossa saúde.
Mas que tipo de exercícios? O que fazer?
Existe um sem fim de oferta. Por vezes o difícil é escolher.
O mais seguro é seguir sempre a recomendação do profissional de saúde que segue, contudo existem alguns exercícios que são mais seguros, por diferentes razões.
Natação
A natação é um estilo muito equilibrado que remove a problemática da gravidade e o que esta pode ter de negativo quando alguns exercícios são mal praticados. A natação trabalha todo o corpo, desde os músculos, à flexibilidade articular e até à melhoria da respiração. É por isso uma forma de se exercitar altamente benéfica para manter o seu corpo saudável
Yoga, Taiji e Qi Gong
Estas práticas orientais são extraordinárias. São muito seguras por serem praticadas, na maioria dos estilos existentes, de forma leve e lenta. A forma como estes exercícios são praticados garante segurança.
Mas não serão ligeiros demais?
Não se iluda com a velocidade. O tónus muscular e a resistência não estão directamente ligados à velocidade. Embora estes exercícios sejam praticados de forma suave eles exigem bastante do corpo físico, o suficiente para que este se encontra em plena saúde
Mais vantagens…
Estas práticas desenvolvem a nossa respiração, tornando-a mais eficiente. Para além disto elas visam também a mente. Para além de práticas meditativas que podem também ser feitas numa aula, todo e qualquer exercício está desenhado para atingir também a nossa mente. É por isso de esperar que após praticar qualquer uma destas aulas, se encontre mais sereno, mas também mais focado.
Estes estilos são muito interessantes para regular o corpo em todas as suas dimensões e não apenas a física.
Veja alguns videos de Tai ji e Qi gong aqui