Depressão, o tratamento da Joana

O TRATAMENTO

O diagnóstico

As cefaleias são occipitais (bexiga) mas também no vertex (bexiga ou vb ou até mesmo Fígado), mas também sobre os olhos (bexiga ou vb)

A dor no polegar ESQ (Pulmão)

Dor no calcanhar (BP)

Bursite em ambas as ancas (em bom rigor os 6 meridianos das pernas mas sobretudo Rim e VB)

Lombalgia

O problema é complexo, sobretudo pelo quadro depressivo. Por haverem muitos sintomas diferentes decidi dar primazia a depressão, pois foi para mim o mais importante. Tentei conjugar as coisas por forma a chegar a todo o lado.

Decidi por tanto seguir duas metodologias: O método do equilíbrio do Dr. Tan para a acção mais profunda e o YNSA mais flexível para actuar especificamente ao nível da dor usando menos agulhas que geralmente usamos aquando do uso do método do equilíbrio

A depressão é uma patologia interna sem ligação à geografia de meridianos (ao contrário da dor articular ou muscular) e por isso decidi escolher o equilíbrio global com o uso do Bagua.

Segui pela conversão de meridianos por vários aspectos. A paciente estava relutante em relação à acupunctura (este método usa poucas agulhas)

É um método com acção mais global e profunda, actuando por isso bem ao nível mental.

Os sintomas que valorizei mais para delinear o meu padrão foram os da depressão, cansaço. O aspecto depressivo trás consigo algum ressentimento e revolta (neste caso particular). Então decidi escolher os dois canais, Shao yin e Shao yang, para tratar a Joana.

Enquanto Shao yin é útil em todos os padrões de cansaço, mas também deressão; o canal Shao yang é um óptimo complemento para lidar com todas as sobrecargas emocionais, pois move o Qi e elimina o calor.

De acordo com a conversão de meridianos (que obedece aos princípios do Bagua), os pontos usados foram: R3, R10; VB41, VB34; C7, C3; TA3, TA10. Para além destes pontos usei o bem conhecido Yintang e o ponto Shenmen auricular.

Para lidar com as dores principais escolhi a metodologia craniana do mestre Yamamoto. De acordo com o diagnóstico, tratei a dor no cotovelo com o ponto A e as restantes dores com os pontos do somatopo.