Cervicalgia, o problema da paciente com 85 anos

O tratamento para Cervicalgia

A abordagem de YNSA segue um método de diagnóstico próprio e não é protocolar. Por isso irei saltar a descrição dos pontos até porque estes, podem variar muito de sessão para sessão.

Em YNSA, existem zonas de diagnóstico (região anterior do cotovelo e braço, pescoço e abdómen). Em função da sensibilidade/dor que essas zonas ditam, seguimos o decurso de um tratamento.

Da mesma forma, é escolhida a lateralidade do tratamento. De acordo com o lado de diagnóstico positivo e não forçosamente do mesmo lado da dor.

O tratamento YNSA pode ser racional. Quero com isto dizer que podemos desprezar o aspecto do diagnóstico e escolher os pontos de acordo com a sua função. Mas aí estamos a perder a grande riqueza deste método que é o de fazer realmente o que o corpo pede e de obter por isso, resultados muito mais significativos.

Usei o diagnóstico do cotovelo como principal. De acordo com o feedback do paciente escolhi os seguintes pontos:

  • o ponto A
  • o ponto d extra

Com a YNSA obtive desde logo efeito. A paciente ficou com menos dor e aumentou a mobilidade.

Não satisfeito, continuei o decurso do tratamento. Decidi adicionar pontos tung para concluir o tratamento.

No que à acupunctura tung diz respeito e uma vez que as queixas eram nos músculos posteriores do pescoço (também trapézios) por isso foram usados os pontos 77.01, 77.02, 77.03  e o ponto 11.11.

O grupo de pontos 77.01, 77.02 e 77.03 é extraordinário para as dores do pescoço, sobretudo se os músculos afectados forem os posteriores (Zu tai yang).

Finalmente, o grupo de pontos 11.11 é muito interessante para tratar a parte óssea que pode estar envolvida.

O resultado em todos os tratamentos foi positivo. No 3º tratamento tirei os pontos 77 anteriormente usados.

Nos últimos tratamentos o meu tratamento simplificou-se.

Usei YNSA com 11.11, ID3 e B65. Enquanto que o efeito de ID3 é bem conhecido em MTC, pois abre o canal Du mai actuando por isso no pescoço, a acção de B65 pode causar estranheza.

Anatomicamente B65 tem uma localização siminar a ID3. B65 pertence também à energia Tai yang. Para além disso é um canal que está claramente afectado.

Se estabelecermos uma imagem da cabeça e tronco no metacarpo e metatarso, vamos verificar que estes pontos localizam-se na região do pescoço. Daí a utilidade de B65 em toda a cervicalgia Tai yang.

 

Paciente assintomática ao final de 3 tratamentos.