Recentemente comecei a tratar uma paciente que sofre de endometriose há vários anos.
Já teve uma experiência anterior com acupunctura e devido aos resultados positivos voltou a recorrer.
A medicina chinesa oferece diferentes respostas neste distúrbio sendo o mais interessantes a fitoterapia chinesa e/ou a acupunctura.
Esta doença é geralmente assintomática no período da ovulação. Manifesta-se na fase menstrual das mais diversas formas.
Neste caso as dores são muito intensas e muitas vezes não consegue ir trabalhar tendo de ficar em casa quieta durante um ou mais dias até as dores acalmarem. Para além das dores no baixo ventre sente também inchaço.
O tratamento
Sendo impossível de outra forma, ficou acordado fazer o tratamento semanalmente. Quando começamos o tratamento estava em fase de ovulação não havendo por isso qualquer sintoma presente.
O tratamento da acupunctura pretende regular o sistema hormonal para que desta forma se consiga atenuar, o mais possível, os sintomas.
Começamos o tratamento e ao final de cerca de 5 tratamentos, a paciente relatou ter tido a menstruação SEM QUALQUER SINTOMA!
Embora, não fosse esperado que o primeiro ciclo menstrual fosse completado desta forma, isto prova a rapidez e eficácia da acupunctura também neste tipo de problemas.
e em situações de Crise?
Para além de se fazer tratamento, é possível também usar a acupunctura num S.O.S.
Se houver uma crise derivada da endometriose (ou outras causas ginecológicas), é possível recorrer à acupunctura para obter alívio rápido fazendo uso do seu poder também em tratamentos sintomáticos
mais informações sobre a doença aqui