Recebi uma paciente que vinha de um outro colega de profissão.
Tinha sido tratada para um problema de tonturas grave e entretanto desenvolveu uma dor severa no ombro esquerdo.
A dor era tão forte que não o conseguia elevar até à cabeça nem levar a mão às costas. Como é natural recorreu ao mesmo colega que, infelizmente não a conseguiu ajudar.
Como a filha é minha amiga de longa data, a paciente veio ver-me.
O ombro
A paciente apresentava dor sobre todo o ombro e não conseguia mexer o braço. Veio um pouco desconfiada (creio apenas ter vindo por insistência da filha).
Fiz a avaliação do problema e passei então ao tratamento distal.
Tratamento
Após identificado o problema, coloquei as agulhas e segundos depois, pedi à paciente para mover o braço.
Foi com espanto que a paciente relatou estar substancialmente melhor. Já não sentia dor a mover o braço e conseguia executar todos os seus movimentos.
A partir daquele momento a paciente já estava no gabinete com mais vontade…
O regresso
A paciente só iria voltar cerca de 3 semanas depois. As melhorias foram efectivamente muito grandes no primeiro tratamento e a paciente decidiu nesta altura que devia fazer alguns tratamentos seguidos para consolidar o problema.
Um problema há muito presente
Ao revê-la, tive a oportunidade de aprofundar o meu conhecimento da paciente. Vim a descobrir que sofria de Insónia há muitos anos. Esta patologia, muito negligenciada, é das mais terrifícas pois é uma porta para inúmeras doenças a médio e longo prazo.
Propus à paciente que enquanto estivesse presente para tratar o ombro, de tentar abordar este problema crónico. A paciente anuiu pelo que começamos então esta fase de tratamento.
Foram feitos cerca de 7 tratamentos semanais
Enquanto o ombro se apresentava progressivamente normalizado a Insónia respondeu de forma diferente. A paciente verificou que a cada dia de tratamento dormia efectivamente melhor, mas foi apenas a partir do 4º que começou a relatar o seu sono normalizado.
Sono
Corrigir o sono pode ser bastante desafiante pois é o resultado de muitos acontecimentos; hábitos, gestão emocional, alimentação, estímulos, etc… Contudo a Medicina Chinesa pode ajudar muito nestes processos sendo, por vezes determinante na sua correcção. Se sofre de Insónia não adie mais, corrija o quanto antes esse problema pois o Sono é um dos pilares da sua saúde.