Recebi a mulher de um paciente com esporão em ambos os pés.
Ao tratar um paciente, fomos conversando sobre diversos temas. Numa sessão ele aproveitou para me falar da sua esposa e do que vinha sofrendo. Disse-lhe que a acupunctura tem resultados muito interessantes no que ao esporão diz respeito. Os resultados são geralmente rápidos e não são necessários assim tantos tratamentos.
O caso
A paciente apresenta-se com este problema há já muito tempo. No passado já fez fisioterapia que aliviou a sua condição. Teve uma intervenção médica marcada, mas o facto de ter feito uma cirurgia às suas varizes, viu-se impossibilitada de fazer essa intervenção.
As dores do esporão foram-se mantendo ao longo do tempo, com períodos melhores e outros piores.
A dor que apresenta em ambos os pés obriga-a a andar de forma diferente para se proteger. Um dos pés apresenta dor mais forte e num local mais interno enquanto o outro apresenta uma dor mais branda embora numa região mais medial que tem mais contacto com o chão.
Início do tratamento
Na primeira sessão, como é usual, pedi à paciente para me dizer o seu grau de dor de 0 a 10. Esta é uma escala simples que nos ajuda a entender a percepção que o paciente tem da sua dor.
- Pé direito – Dor 9
- Pé esquerdo – Dor 4
Comecei o tratamento com o foco no pior pé, o direito.
Ao tratar uma zona distal do problema afectado é possível o paciente verificar imediatamente a sua situação. Após inserir as primeiras agulhas pedi à paciente que se voltasse a levantar e andasse um pouco procurando a dor. Relatou alguma melhoria, neste momento a dor no pé direito havia descido para nível 5 (estava antes em 9).
Estimulei um pouco mais as agulhas e voltei a pedir à paciente para testar o pé direito. Desta vez a dor no pé desapareceu aparecendo apenas um desconforto em outra zona do pé não relacionada com o problema.
Voltei-me então para o pé esquerdo e executei o mesmo princípio. A paciente sentiu também melhoras tendo ficado sem dor no pé.
Conclusão
Estes resultados foram obtidos segundos após a inserção das agulhas, no primeiro tratamento!
É extraordinário, sim! Mas este é apenas um passo no tratamento.
Nestas situações é necessário fazer mais tratamentos para consolidar os resultados, pois o pé está constantemente submetido a impacto/agressão, o que promove a inflamação.
Segundo a minha experiência, a acupunctura no tratamento do esporão é realmente muito interessante. A acupunctura promove uma rápida recuperação da qualidade de vida do paciente e apresenta grandes resultados de médio e longo prazo.