Forte dor no pé

Quando o Jones* me veio visitar estava a tomar analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor. Infelizmente nem assim conseguia andar convenientemente.

Histórico da lesão

A lesão ocorreu há alguns anos e porque não sofria melhoras o Jones acabou por fazer exames e consultar o médico.

Os exames revelaram lesão no tornozelo direito “síndrome do compressão ligamentar posterior”. Lesões repetitivas ao longo do tempo. Exames revelam uma possível fratura óssea antiga e ruptura do ligamento perónio-astragalino anterior também antigo. Derrame articular tibio-astragalino.

Perpetuação da dor

Nada do que o Jones fez resolveu a situação. Quando veio ter comigo estava medicado e muito limitado.

Sentia-se mais ou menos quieto e sem esforçar muito o pé, mas de noite mal conseguia dormir e tinha de tomar medicação para poder descansar um pouco.

Se o Jones mexesse o pé sentia dor sobretudo à volta do tornozelo mas também no tendão de aquiles.

O tratamento

Sempre que há lesões estruturais evidentes é normal que o tratamento se torne mais moroso. É também habitual que nestes casos não existam melhoras tão rápidas. Contudo é algo que procuro sempre obter com os meus pacientes.

Comecei então o tratamento sempre com acupunctura distal*, pois desta forma poderíamos testar o seu tornozelo e tentar observar algum tipo de melhoria durante o mesmo.

1- Após inserção das primeiras agulhas o Jones deixou de sentir dor no tornozelo. Depois terminar o tratamento sentia também melhorias na outra região de dor.

2- Quando o voltei a ver relatou-me que na noite do tratamento não dormiu bem e que no dia seguinte a dor havia regressado, embora não com a mesma intensidade. É também importante de referir que o Jones tinha decidido não tomar a medicação quando começou o tratamento de acupunctura. Voltamos a fazer o tratamento e voltou a sair melhor.

3- Desta vez as melhorias obtidas no tratamento anterior já estavam mais estáveis embora ainda não resolvidas

4- No quarto tratamento o quadro estava estabilizado. O Jones obtinha apenas agravamento em movimentos mais exagerados do pé. Há 3 semanas que o Jones não tomava medicação de noite e que conseguia dormir sem dor.

Final do tratamento

Entretanto foi pai e o tratamento foi interrompido. Embora fosse desejável que tivesse continuado o tratamento durante mais tempo, foi surpreendente como o seu corpo conseguiu estabilizar em tão pouco tempo.

*nome fictício

*Acupunctura distal consiste na prática de acupunctura em zonas distantes às zonas afectadas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *