Bruxismo

Hoje partilho um caso de Bruxismo. Mas do que se trata?

O Bruxismo é mais conhecido como o “ranger dos dentes”. É um movimento que ocorre involuntariamente e que simula a mastigação mas desta vez sem haver razão para tal. Este problema pode ocorrer durante o sono como mesmo estando acordado e a medicina não tem uma causa concreta definida para além de factores emocionais como stress ou frustração.

Quando o Bruxismo pode provocar diversos sintomas; desde se aperceber que cerra os dentes, ao desgaste acelerado dos dentes ou dores no maxilar e na face, tensão no pescoço, dor na região do ouvido e problemas de sono.

Muitas das vezes os sintomas são ligeiros e a pessoa nem se apercebe de sofrer deste problema.

Há pouco tempo recebi um paciente que vinha sofrendo de Bruxismo há umas semanas. Como já havia sido tratado por mim decidiu voltar a visitar-me.
Há dias que a mulher dizia que rangia os dentes e ele próprio sentia um certo desconforto na boca.

Fizemos então um tratamento para ver como ele iria reagir, sendo possível que este fosse suficiente para repor a normalidade.

Seguindo os diagnóstico da medicina chinesa segundo a teoria de canais comecei então a estratégia que se concluiu num tratamento de acupunctura distal.
O tratamento durou cerca de 45 minutos, como a generalidade dos tratamentos de acupunctura, e o paciente seguiu a sua vida na expectativa de o que viria a suceder nas próximas noites…

Cerca de 4 dias depois recebi uma mensagem do paciente dizendo que desde o tratamento não tinha voltado a sofrer de Bruxismo o que revelou a capacidade da acupunctura de repor a normalidade à função do maxilar.

Se o paciente ficou curado? Este, como outros também, é um tipo de problema do qual poderemos sempre vir a sofrer como nunca mais sofrer.

Realmente os factores emocionais têm uma preponderância enorme neste tipo de problemas e será sempre possível que o Bruxismo volte caso haja sobrecarga emocional. Contudo a acupunctura poderá sempre ter um papel no tratamento e na prevenção de tal problema.

Neste caso 1 tratamento foi suficiente, mas nem sempre é assim.

Já sabe, se sofrer de Bruxismo, a acupunctura pode resolver o seu problema!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *