Amigdalite, sequelas…

Em tempos a dona Rosa dirigiu-se ao meu gabinete após ter sofrido de uma amigdalite.

Já havia recuperado, mas apenas parcialmente. Andava há já uns dias com a garganta inchada e com desconforto na deglutição. Foi então que decidiu dirigir-se até mim…

“A acupunctura actua em muitas situações e neste caso, como noutros, podia ajudar diminuído a inflamação latente bem como o inchaço na zona da garganta”

Antes de iniciar o seu tratamento o pulso foi observado. De acordo com a medicina chinesa, através da interpretação do pulso podemos entender diversos mecanismos biológicos. Havia um claro sinal que justificava o seu problema.

Foi então feito o tratamento para que incidiu em acupunctura distal e acupunctura Tung. Após inserção das agulhas o pulso normalizou o que me fez acreditar que mais tarde ou mais cedo a dona Rosa iria sentir-se melhor.

No dia seguinte quis ver-me de novo… Quando a consultei já não foi para o mal da sua garganta que havia desaparecido mas sim para um jeito que deu entretanto nas costas…

Foi então que fiz o tratamento para a dor de costas em que a paciente pode sentir de imediato, os efeitos positivos do tratamento

E foi assim que a dona Rosa pode ir de férias sem qualquer desconforto e após poucos tratamentos.

Nem sempre a acupunctura pode tratar em poucas sessões, mas são também várias as vezes em que o é. É também importante reconhecer que a acupunctura actua nas mais diversas situações e se houver dúvidas nada melhor como perguntar ao seu terapeuta.

O tratamento

  • Na primeira sessão o objectivo foi o de acelerar o que já havia começado, a cura da amigdalite; foram por isso usados pontos do canal tai yin (BP5, o P5 e o P6 ashi) e também o grupo de pontos tung para todos os problemas relacionados com o pulmão, no canal Zu yang ming. Após estes últimos pontos o pulso ao nível do Pulmão voltou ao normal
  • No segundo tratamento o tratamento para as costas baseou-se num misto entre YNSA, acupunctura Tung e acupunctura distal do Dr. Tan. Foi usado o conhecido ponto Du26 para lombalgias, o ponto tung 1010.25 e Linggu, os pontos guci. Para além destes pontos usei também o ID5 bem como o ponto D (YNSA). Os resultados foram evidentes no decurso do tratamento bem como no final do mesmo

Rafael Laballe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *