Emagrecer com a Medicina Chinesa

Há muito que a medicina chinesa é procurada como método para emagrecer. A medicina chinesa oferece diversas soluções; Acupunctura, dietética, Qi gong e massagem. Nesta publicação irei aprofundar a acção da acupunctura, mais procurada para este efeito.

  • Dietética – Grande parte das pessoas recorre a dietas de emagrecimento e por isso saberá do que se trata. A diferença da dietética chinesa, é que esta procura promover uma dieta mais personalizada, que se relacione mais com o metabolismo do indivíduo promovendo, neste caso particular, o emagrecimento.
  • Qi Gong – É uma ginástica energética com muitos efeitos, através dos quais se pode atingir o objectivo pretendido. Diminuindo o padrão de ansiedade, melhorando e regularizando a circulação e temperatura periférica, o Qi Gong promove a eliminação de toxinas, edemas e excesso de gordura corporal.
  • Massagem – A massagem, através do seu efeito no stress e ansiedade, assim como na melhoria da circulação tem também um efeito interessante no processo de emagrecimento.
  • Acupunctura – A acupunctura oferece dois tratamentos distintos para o emagrecimento:
    • Electrolipólise – para o emagrecimento localizado
    • Acupunctura tradicional e/ou auriculoterapia – para o emagrecimento geral

Electrolipólise – Este é um método famoso da acupunctura para o emagrecimento localizado. Este método é recomendado quando o processo de emagrecimento está praticamente concluído e restam apenas algumas zonas “teimosas” que não desaparecem com dieta e exercício. É então utilizada a electrolipólise para obrigar o corpo a eliminar a gordura restante.

Resultado de imagem para electrolipolisis

Neste método, são colocadas agulhas na região do corpo com maior volume de gordura que, ligadas a uma máquina de electroestimulação promovem a eliminação da gordura local. Existem dois mecanismos para que este tratamento funcione. Um é o de obrigar os adipócitos (células que armazenam a gordura) a eliminar as reservas, o outro é o de aumentar a circulação sanguínea local para que o corpo transporte a gordura para reutilização ou eliminação. Este é um método bastante eficaz que permite ao paciente perder até 2cm de cintura por sessão (no caso do tratamento ser efectuado na barriga, como é muitas vezes habitual).

Acupunctura – Quando o peso excessivo se devo, não à alimentação ou sedentarismo, mas antes a um distúrbio hormonal ou outro, a acupunctura é utilizada para tratar a causa tendo como resultado final o emagrecimento. Pessoas com distúrbios na tiróide, muitas vezes sentem dificuldade em perder peso, mesmo quando adotam todas as medidas tradicionais para que isso aconteça. A acupunctura, como outras técnicas, consegue promover o normal funcionamento da tiróide e com isso reequilibrar o metabolismo energético do indivíduo. Há também um aspecto decisivo na perda de peso, a ansiedade. A ansiedade leva as pessoas a comerem de forma irregular (não respeitando os horários das refeições e em quantidade inadequada), sendo também responsável muitas vezes por uma má escolha de alimentos. A acupunctura tem excelentes efeitos na moderação da ansiedade bem como no processo da saciedade (sensação de fome). Podemos então concluir que a acupunctura é uma técnica muito interessante no tratamento do excesso de peso por actua, quer no emagrecimento local, como na ansiedade e distúrbios secundário que possam estar na raíz do problema.

É importante ter em conta que quando presentes com obesidade é fundamental ter acompanhamento médico, pois muitas vezes está é apenas uma causa de algo mais sério. A acupunctura poderá sempre ajudar, mas não devemos nunca ignorar o acompanhamento médico.

Outros tratamentos de estética:

  • Acupunctura para reafirmar e aumentar os seios

http://www.clinicadaojia.pt/2016/12/13/acupunctura-para-aumento-do-peito/

  • Acupunctura no tratamento de rugas

http://www.clinicadaojia.pt/2017/06/05/tratamento-de-rugas-com-acupunctura/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *